sexta-feira, 15 de março de 2013

Um pouco de História faz bem!!! Parte 13



Graça e paz a todos, estamos chegando ao final de nosso estudo sobre a História das Igrejas evangélicas do Brasil, no momento estamos abordando as igrejas neopentecostais, e hoje falaremos da história da Igreja Internacional da Graça de Deus. Que seja para a edificação de todos.


Igreja Internacional da Graça de Deus

 

A Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) é uma igreja cristã evangélica neopentecostal fundada por Romildo Ribeiro Soares (mais conhecido como Missionário R.R. Soares) em 1980, na cidade do Rio de Janeiro. Presente em 11 países, além do Brasil, possui mais de 2.000 templos em seu total.  Sua sede se encontra em São Paulo.

História

Em 1977, R.R. Soares junto com Edir Macedo, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, onde permaneceu até 1980. No início, conduziu a administração da igreja, que depois passou para Edir Macedo. Inconformado com a maneira agressiva da liderança de Macedo, desentendimentos teológicos determinaram sua saída da denominação. Um conselho de 15 pastores determinou quem assumiria a liderança. Foram três votos a favor de R.R. Soares e doze contra.
R.R. Soares decidiu, então, abrir sua igreja. Três dias depois, em 9 de junho de 1980, na Rua Alfredo Dolabela Portela, 39, foi aberto o primeiro templo da denominação - uma sede temporária, depois transferida para a Rua Lauro Neiva, no município de Duque de Caxias.  Com o crescimento do ministério, a igreja se expandiu, abrindo templos em todo o Brasil.

Expansão Internacional

A Igreja Internacional da Graça de Deus iniciou seu ministério internacional no final de 2003 nos Estados Unidos, em uma pequena sala de hotel em Deerfield Beach, no estado da Flórida. Em 2005 um templo foi adquirido, e nos anos seguintes, outros foram inaugurados.  Presente atualmente em 11 países, possui mais de 30 templos fora do Brasil. Na América do Sul, a IIGD está presente na Argentina, Peru e Uruguai. No velho continente, a igreja começou sua atuação em Portugal, Espanha e por último na França. Na América do Norte, além dos EUA, também se encontra no México. Na Ásia, a Igreja se instalou no Japão e posteriormente na Índia. Mais recentemente, no continente africano, houve a última implantação da igreja, na África do Sul.

Doutrinas

As doutrinas da Igreja Internacional da Graça de Deus, unidas aos princípios fundamentais da Igreja Evangélica (Sola scriptura, Sola gratia, Sola fide, Solus Christus, e Soli Deo gloria) são semelhantes às de outras confissões evangélicas, em particular às de linha pentecostal. Crendo-se, fundamentalmente:
  • na existência de um só Deus, que se manifesta ao mesmo tempo na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo;
  • na segunda vinda de Cristo;
  • no Arrebatamento
  • na salvação pela fé em Cristo (Solus Christus);
  • na existência do céu (vida eterna) e do inferno (morte eterna);
  • na salvação pela fé (Sola fide);
  • na Bíblia como a escritura infalível, escrita por homens inspirados por Deus (Sola scriptura);
  • na Igreja como corpo do qual Cristo é a cabeça;
  • no batismo nas águas por imersão;
  • no Batismo pelo Espírito Santo;
  • nos Dons do Espírito Santo;
  • na Santa Ceia;
  • na libertação de espíritos malignos;
  • na devolução do dízimo e ofertas alçadas;
  • na prosperidade como uma das promessas de Deus;
  • na cura de todas doenças através do sacrifício de Cristo;
  • na remissão dos pecados (expiação) através do sacrifício de Cristo;
  • e no novo nascimento em Cristo.

Determinação

Uma das principais doutrinas praticadas pela Igreja Internacional da Graça de Deus é a da determinação, que se baseia no texto de João 14:13: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. Segundo a igreja , o verbo pedir, na língua grega (sozo e seus cognatos), tem o sentido de determinar, exigir, mandar.  Logo, deve-se determinar, ou seja, exigir aquilo que pertence aos filhos de Deus conforme Sua Palavra. Determinar, segundo R.R. Soares, não é exigir de Deus. "Não podemos exigir ou mandar que Deus faça isso ou aquilo, afinal nós somos Seus servos. Determinar não é ordenar ao Pai celeste, mas exigir que o diabo pare com sua atuação em nossas vidas. Pedir algo que Deus já concedeu, como a cura, por exemplo (Isaías 53:4-5, é algo desnecessário" (2Pedro 1:2. R.R. Soares teve este entendimento após ler o livro O Nome de Jesus, de Kenneth Hagin (Graça Editorial), e um resfriado que já durava dois anos findou por ali. A doutrina da determinação baseia-se nas promessas bíblicas, não sendo possível determinar algo que não esteja em acordo com a vontade do Senhor (João 15:7..

Doutrinas não aceitas

Algumas doutrinas e teologias relacionadas ao movimento neopentecostal não são aplicadas pela Igreja Internacional da Graça de Deus. Apesar de ter seus ensinamentos relacionados à teologia da prosperidade, que afirma que a riqueza é uma prova concreta de fidelidade do cristão à Deus, a IIGD não aceita este conceito. Segundo Soares, a prosperidade é uma dádiva de Deus, mas isto não significa que todo o cristão que é rico é, obrigatoriamente, fiel a Deus (que é o que afirma esta teologia). Segundo Soares, a prosperidade de Deus seria a libertação da miséria, e não, necessariamente, sinônimo de ficar rico (Salmos 1:3 ; (Marcos 8:36.
Dentre os já citados, as seguintes doutrinas e conceitos a seguir também não são aceitos ou aplicados pela IIGD; tais como:
  • a predestinação;
  • a maldição hereditária; 
  • o sono da alma;
  • e o “cair no Espírito”.

Ministério Midiático

A Igreja Internacional da Graça de Deus é conhecida pela sua presença maciça nos meios de comunicação, em especial nas redes de televisão. R.R. Soares já foi o homem com o maior tempo de exposição na TV aberta brasileira, alcançando 100 horas por semana de programação nas emissoras de alcance nacional. Desde 1997, a IIGD transmite seus programas em horário nobre.  O Show da Fé, no ar desde 2003, é atualmente exibido das 20:28 às 21:20 pela Band  e das 21:30 às 22:30 pela RedeTV!.

Televisão

Além do aluguel dos canais de TV aberta a Igreja Internacional da Graça de Deus possui a RIT (Rede Internacional de Televisão), fundada em 1999, com conteúdo voltado para o público evangélico. Em 2007, foi lançada a Nossa TV, uma operadora de TV por assinatura com canais de conteúdo evangélico e variado.

Rádio

Desde 2002, a Igreja Internacional da Graça de Deus atua pela radiodifusão em sua emissora própria, a Nossa Rádio, que possui 18 retransmissoras em AM e FM espalhadas pelo Brasil. Em Setembro de 2011 a Nossa Rádio passou a transmitir sua programação para o estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Cinema

Com o intuito de difundir o evangelho de todas as maneiras possíveis, em 2010 R.R. Soares fundou a Graça Filmes, a princípio, uma distribuidora de filmes evangélicos.  No ano seguinte, no entanto, entrou para a área de produção de longas, lançando seu primeiro filme em 2012, Três Histórias, Um Destino  que rompeu uma barreira à fraca indústria cinematográfica brasileira de filmes evangélicos.

Demais Mídias

Além das empresas já anteriormente citadas, a IIGD possui ainda uma gravadora, a Graça Music, fundada em 1999 e uma editora, a Graça Editorial. A editora, fundada em 1984,  é quem produz os principais impressos da Igreja, o Jornal Show da Fé (de tiragem de mais de 1 milhão de exemplares) e a Revista Graça/Show da Fé (que possui tiragem de cerca de 140 mil exemplares).

Educação

A Igreja possui duas instituições educacionais, a Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE)  e a Faculdade do Povo (FAPSP) . A AGRADE, fundada em 1998, é uma instituição de ensino superior de Teologia, voltada principalmente para a formação do corpo de pastores da denominação. A FAPSP, por sua vez, é uma faculdade de Comunicação Social, fundada em 2009. Alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

  Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites