quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Historiadora decifra a carta cristã mais antiga do mundo, fora da Bíblia Sagrada

Carta cristã mais antiga do mundo é decifrada por historiadora


Um achado arqueológico que está em posse da Suíça desde os anos 1900 só foi decifrado este ano, em 2019, após vários estudos que tiveram como finalidade identificar o seu conteúdo, mas preservando ao mesmo tempo o seu estado de conservação e datar a idade do mesmo, conhecido agora como uma carta cristã.
Se trata de uma carta escrita por volta do ano 230 depois de Cristo, o que significa ser o documento cristão mais antigo do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia Sagrada. Contudo, a carta não pertente às Escrituras Sagradas.
Segundo a cientista responsável pela interpretação do documento, Dra. Sabine Huebner, historiadora e professora da Universidade de Basiléia, na Suíça, a carta foi escrita por um cristão do Império Romano, chamado Arrianus,  e enviada o seu irmão, Paulus.
“Saudações, meu senhor, meu incomparável irmão Paulus”, diz a carta. “Eu, Arrianus, saúdo você, orando, para que tudo seja o melhor possível em sua vida”.
Chamaram atenção da historiadora os termos utilizados na carta, típicos do linguajar cristão na época, especialmente um trecho em que Arrianus diz a Paulus que ora “…para que você se saia bem no Senhor”.
“O uso dessa abreviação [“no Senhor”] – conhecida como nomen sacrum neste contexto – não deixa dúvidas sobre as crenças cristãs do autor da carta. É uma fórmula exclusivamente cristã que conhecemos nos manuscritos do Novo Testamento”, disse Huebner.
A carta foi descoberta na aldeia de Theadelphia, no centro do Egito, e fez parte do arquivo Heronino, o maior arquivo de papiros da época romana, segundo informações da agência francesa EFE.
O nome “Paulus” também é outro dado importante, segundo Huebner. “Paulo é um nome muito raro nesse momento, e podemos deduzir que os pais mencionados na carta já eram cristãos e que tinham dado ao seu filho o nome do apóstolo 200 depois de Cristo”, disse ela.
No documento também foi possível identificar que Arrianus pediu ao irmão “molho de peixe”. Por fim, os pesquisadores acreditam que ambos eram funcionários públicos e proprietários de terras, fazendo parte da elite local.
Fonte: Gospel Mais

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites