segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Descoberta igreja construída onde Jesus chamou Pedro de ‘a rocha’

 

Descoberta igreja bizantina de cerca de 400 d.C. escavada por arqueólogos no norte de Israel, no local onde Jesus chamou Pedro de 'rocha' . (Foto: Yaniv Cohen)

Uma das primeiras igrejas em Israel foi descoberta na Reserva Natural de Banias, um sítio arqueológico localizado no sopé do monte Hermon, no norte de Israel.

A rara igreja bizantina de cerca de 400 d.C. foi construída na região em que Jesus fez um chamado a Pedro, dizendo: “Você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus (…)” (Mateus 16:18-19).

De acordo com o site Times of Israel, a igreja foi construída no topo de um templo da era romana dedicado ao deus grego Pã. Os construtores cristãos daquele século adaptaram o templo pagão para atender à nova religião.

O professor Adi Erlich, da Universidade de Haifa, anunciou a descoberta em um vídeo em hebraico. Ele acredita que igreja foi construída em homenagem ao chamado de Pedro — que aconteceu na região chamada de “Cesaréia de Filipe” no tempo de Jesus.

A localização da escavação é considerada única por combinar uma falésia, uma gruta e uma nascente. Um terraço foi construído na antiguidade a partir do desabamento de parte da formação rochosa sobre a qual o templo foi construído.

Erlich disse que por volta do século 3 a.C, a adoração ao deus Pã começou perto da caverna e da fonte. O templo foi construído por volta de 20 a.C. e tornou-se um importante centro cristão a partir de 320 d.C.

Em determinado momento de sua existência, a igreja foi danificada por um terremoto, mas foi reformada no século 7.

O chefe de patrimônio e arqueologia da Autoridade de Parques e Natureza de Israel, Dr. Iosi Bordowicz, disse que o Parque Nacional de Banias está repleto de uma impressionante arqueologia, que se espalhou desde o período romano até a era dos cruzados.

Bordowicz disse que os achados serão conservados e disponibilizados para os milhares de turistas que costumam visitar as cachoeiras do parque.

Fonte: Guia-me com informações de Time of Israel

Retirado do Site Folha Gospel

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites