quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Entidade missionária cava poço artesiano no Quênia para amenizar sofrimento pela seca

Entidade missionária cava poço artesiano no Quênia para amenizar sofrimento pela seca

Uma das mais graves secas dos últimos anos vem causando uma enorme crise à África Oriental. Sem água, o número de pessoas que dependem de ajuda alimentar no Quênia aumentou de 1,1 milhão em fevereiro para 2,6 milhões em agosto. Nesse cenário, uma organização cristã tem atuado para amenizar o sofrimento das pessoas no local.
Na última semana, autoridades quenianas pagaram cerca de US$ 3 milhões a 15 mil agricultores para ajudá-los a manter seu gado vivo. Pelo menos dois mil animais morreram devido à seca em apenas um município.

No Quênia, com seca ou não, a dificuldade de encontrar água é grande. E a entidade Kenya Hope trabalha em comunidades oferecendo ajuda nesse sentido: “É comum que andem quilômetros para buscar água de um rio e depois carregá-la de volta para casa”, disse a diretora executiva Joy Mueller.
“[Na seca] é ainda pior porque se os rios secam, então é uma situação ainda mais dura e mais séria”, acrescentou, de acordo com informações do portal MNN Online.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou relatório apontando que 785 milhões de pessoas em todo o mundo não têm água potável e segura, com fornecimento próximo de suas casas e disponível sempre que necessário e livre de contaminação. Isso inclui 144 milhões de pessoas que bebem diretamente de fontes “superficiais”, como córregos ou lagos.
A água suja é um problema comum no interior do Quênia: “Provavelmente 95% das pessoas com quem trabalhamos não têm acesso a água limpa. Tivemos pessoas morrendo de parasitas ou doenças transmitidas pela água”, lamentou a diretora da entidade cristã.
Antes de a Kenya Hope cavar um poço para eles, os moradores de Nkoisusu usavam um grande buraco no chão como fonte de água. “Quando chove, toda a água é coletada lá. Este buraco de [armazenagem da] água não é usado apenas pelas pessoas, é usado por todos os animais… cabras, ovelhas, zebras, gnus, elefantes”, contextualizou.
Joy Mueller acrescentou ainda que o uso animal não é a única coisa que polui essa água: “Eles pulverizam o gado em busca de carrapatos e outras coisas, e esses produtos químicos entram na água”.
No início deste ano, a Kenya Hope se uniu a uma igreja da Califórnia para fornecer água limpa e potável ao povo de Nkoisusu. Quando a perfuração começou, Joy Mueller contou que sua equipe não tinha certeza do que esperar. “Estamos no Vale do Rift, então às vezes a água pode ser salgada. Não sabíamos que tipo de água sairia do chão ”.
Felizmente, depois de perfurar mais de 200 metros na terra, eles encontraram “ouro líquido”: “Quando a água subiu e nós a testamos e até provamos, ela tem quase zero de sal. É a água mais bonita, limpa e doce e estamos realmente louvando ao Senhor”, testemunhou a diretora da ONG.
Água viva
Juntamente com as necessidades físicas, a Kenya Hope deseja atender às necessidades espirituais nas aldeias rurais. Eles conseguem isso através de seminários de treinamento para pastores, Escola Bíblica de Férias, lições bíblicas cronológicas e distribuições bíblicas em áudio.
Durante a última viagem de Mueller a Nkoisusu, um dos moradores idosos se aproximou dela para conversar e fez uma agradecimento: “Ele estava segurando uma das Bíblias em áudio e disse: ‘Ano passado, você veio aqui e me deu esta Bíblia em áudio. Quero que saiba que este é meu melhor amigo agora. Eu aprendi muito ouvindo a Palavra de Deus’”, contou.
“Como fomos capazes de dar a eles água potável física, eles são muito sensíveis a ouvir e aceitar a Água Viva, a Palavra de Deus”, concluiu Joy.
Fonte: Gospel Mais

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites