terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Correios comemora 500 anos da Reforma com selo

Emissão será em parceria com os correios da Alemanha

por Jarbas Aragão


No dia 13 de abril os Correios do Brasil lançarão um selo e um carimbo comemorativos dos 500 anos da Reforma Protestante. Produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, o material será quase igual nos dois países.
O selo trará o retrato de Lutero com os dizeres “No princípio era a palavra” em português e  alemão e na parte de baixo a inscrição “500 anos da reforma brasil 2017”. A imagem escolhida é a mesma para as duas edições. É obra do pintor alemão Ernst Wilhelm Hildebrand, que retrata Martinho Lutero diante do imperador na Dieta de Worms.
Ambos os carimbos estamparão a Rosa de Lutero, símbolo tradicional que era utilizado por Lutero para autenticar suas cartas e obras. Na versão brasileira há o texto “500 anos da reforma luterana” e, abaixo, “ Correios, Brasília-DF, 13.04.2017, 1º Dia de Circulação”.
A página de filatelia do site dos Correios anuncia que o lançamento será feito em cerimônias especiais nas cidades de Brasília/DF, Porto Alegre/RS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR e Marechal Cândido Rondon/PR. Após o lançamento oficial, em 13/04, os produtos poderão ser adquiridos na loja virtual dos Correios.
Esta é a segunda vez que os Correios prestam homenagem a Lutero. Em 1983, foi lançado um  selo alusivo aos 500 anos do nascimento de Martinho Lutero.

Vaticano também lançará selo

O Estado da Cidade do Vaticano possui um escritório filatélico que, a cada ano, emite selos dedicados a eventos particulares relacionados com os pontífices reinantes, com os santos e com eventos maiores da história da Igreja.
Curiosamente, a figura escolhida para 2017 é Martinho Lutero, que foi julgado como herege e excomungado em 1521 pelo papa Leão 10. Na esteira da aproximação de Francisco com os luteranos, a filatelia vaticana emitirá um selo que recorda os 500 anos da Reforma Protestante.
Fonte: Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites