quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um Pouco de História faz bem!!! Parte 4



Graça e paz a todos, dando continuidade à história das Igrejas evangélicas, continuaremos com as Igrejas Históricas, hoje veremos um pouco da história da Igreja Metodista! Que seja para a edificação de todos!!!



História da Igreja Metodista


"O movimento metodista surgiu na Inglaterra,no século XVIII, a partir de profunda experiência religiosa pessoal de João Wesley com Deus. Sentindo seu coração aquecido, ele teve súbita certeza do perdão e aceitação divina (salvação), e isso se tornou o centro da pregação e mensagem de João Wesley.


Contudo, a mensagem de salvação pessoal pela graça não foi bem aceita pela Igreja Anglicana. Igreja da qual João Wesley era pastor e na qual foi proibido de pregar. Começou então, a falar ao ar livre a mineiros e trabalhadores, às portas das fábricas e nas minas de carvão. Os que "iam sendo salvos" (aceitando a fé em Jesus ), João Wesley ia discipulando nas classes metodistas. Seu ministério foi tão ungido por Deus que por ocasião de sua morte já havia 70.000 metodistas na Inglaterra e outros 70.000 nos EUA!


João Wesley foi o décimo terceiro filho do pastor Samuel e de Suzana Wesley. Ele nasceu em Epworth, a 17 de junho de 1703. Aos cinco anos foi o último a ser salvo, e de forma miraculosa de um incêndio na casa em que moravam. A partir desse dia, Suzana, sua mãe, dedicou-lhe atenção especial, pois entendeu que Deus havia poupado sua vida para algo muito especial.

João estudou com sua mãe até os 11 anos. Entrou, então, para uma escola pública onde ficou como aluno interno por seis anos. Aos 17 anos foi para a Universidade de Oxford. Aos 21, já formado, foi eleito professor, e aos 24 recebeu o grau de Mestre. Aos 25 anos foi ordenado presbítero (pastor) da Igreja Anglicana.

Nessa época, ele fundou um grupo de estudo da Bíblia e oração, que por sua maneira de viver, acabou recebendo o apelido de grupo dos "Metodistas". Em 1735, João Wesley e seu irmão Carlos foram para a Geórgia nos Estados Unidos. Pretendiam evangelizar os índios e os escravos. Mas após dois anos, nenhum fruto havia desse esforço, o que muito frustrou Wesley. No retorno à Inglaterra, João Wesley se encontra com um pastor moraviano (alemão) e após conversa com ele, se convence de que a fé é uma experiência total da vida humana. No dia 24 de maio de 1738, numa pequena reunião, ouvindo a leitura de um antigo comentário escrito por Martinho Lutero, o Pai da Reforma Protestante sobre a carta aos Romanos, João sente seu coração se aquecer. Experimenta grande confiança em Cristo e recebe a segurança de que Deus havia perdoado seus pecados.


Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou uma média de três sermões por dia; a maior parte ao ar livre. Em uma das vezes, pregou para cerca de 14.000 pessoas. Após a sua morte, o Metodismo se espalhou por todo o mundo, levando a mensagem de salvação e avivamento de que tanto precisa."


Fonte: Igreja Metodista da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites