Graça e paz, hoje dia 31 de Outubro comemora-se o dia da Reforma Protestante, em razão dessa data, postarei a seguir na integra meu artigo de conclusão de curso o qual tem o mesmo título que ilustra essa postagem e aborda a história do movimento protestante em Altaneira, desde seu surgimento até os anos de 2009 à 2010 anos em que foi dado o recorte temporal para a pesquisa e em que o crescimento de protestantes chamou a atenção da população local. Boa Leitura a todos!
Surgimento
e crescimento do protestantismo em Altaneira-Ce1
Vinicius Freire Pereira2
Resumo
Há
em nosso país, um fenômeno religioso, um vertiginoso crescimento de
igrejas protestantes, principalmente de cunho Pentecostal e
Neopentecostal. Num país majoritariamente católico é visível o
avanço protestante principalmente através de veiculo de transmissão
de idéias. O presente artigo tem por objetivo, discutir o avanço
protestante em meio à cidade de Altaneira localizada no interior
Cearense, cidade esta que, tem 6.821 habitantes segundo o Censo IBGE
2010, de maioria católica na qual também ocorre esse fenômeno
religioso acima transcrito, para tal, é necessário que façamos um
apanhado histórico desse movimento na mesma, trazendo a discussão
até os dias atuais.
Palavras-chave:
História,
Protestantismo,
Pentecostalismo, conversão
Introdução
O
Brasil é um pais oficialmente católico, que em sua formação
histórica é marcado por um sincretismo religioso, sobretudo com as
religiões afro-brasileiras. Recentemente, os protestantes têm
crescido em numero e aparecido na mídia. Segundo o censo IBGE 2000,
o numero de protestantes no Brasil era de 26 milhões. Como reflexo
deste crescimento, dificilmente hoje encontra-se um município, ou
mesmo um distrito sem ao menos a presença de uma igreja de cunho
protestante. É nesse enfoque que analisaremos a inserção
protestante em meio à sociedade altaneirense.
Da
Reforma Protestante ao neopentecostalismo no Brasil
O
movimento protestante tem origem no século XVI, a partir das
discordâncias com as distintas formas de agir por parte da Igreja
católica. Assumem maiores pesos nesse contexto de contradições, as
indulgências e a vida que alguns representantes da instituição
religiosa vinham levando. Essas eram algumas das formas dos clérigos
adquirirem poder, e com este interferir na vida da população da
época, em especial os camponeses. Todo esse conjunto de fatores
agregados a outros de cunho não só político, mas também social e
ideológico fizeram com que Martinho Lutero e posteriormente João
Calvino não o visse com bons olhos. Sendo assim, essas crises que
vinham assolando o continente europeu desde os séculos XII e XIII,
veio a explodir no século XVI com as idéias de reformas
doutrinárias e contestações dos poderes políticos que a igreja
católica possuía, criticas essas vindas principalmente de Lutero.
Aos poucos essas idéias forma ganhando aderência entre a população
camponesa e, sustentabilidade para logo depois se expandir pelo
mundo.
Desde
então, este movimento religioso que se difundiu no século XVI,
fazendo com que a hegemonia ou a primazia do catolicismo fosse
colocada em xeque, inspirando milhares de pessoas em todo o mundo,
levando-as a se inserir no protestantismo e, mediante isso
construindo diversas igrejas que não comungavam com a doutrina
católica. Hoje esse movimento continua a crescer em ritmo constante
e acelerado, inclusive no Brasil. Segundo Antonio Gouvêa Mendonça,
em seu livro O
Celeste Porvir3
a
inserção dos protestantes no Brasil se deu mediante quatro fases
quais sejam: a primeira, o protestantismo de invasão, que ocorreu
com a vinda de calvinistas franceses, o segundo momento aconteceu no
inicio do século XIX com a entrada de alemães que professavam a
doutrina Luterana, momento que foi denominado de protestantismo de
imigração. Tem-se ainda a fase do protestantismo de missão, fase
essa, em que grupos provenientes dos Estados Unidos vieram para o
Brasil no ano de 1845, dentre estes pode-se destacar os Metodistas,
os Presbiterianos e também os batistas. Ainda pode-se dizer que o
ano de 1868 foi o período da instalação da primeira Igreja Batista
no Brasil. Enfim, vários grupos protestantes entraram no Brasil e
que se
expandiram
por diversos Estados, não obstante, ainda é importante destacar
nesse contexto, que todo o processo ocorreu de forma lenta e
progressiva, ou seja, o desenvolvimento deste movimento não só no
Brasil, mas em todos os outros países em que ele adentrou, de forma
processual: a quarta e ultima fase de afirmação do movimento
protestante no Brasil, ocorreu no século XX, mas especificamente em
1910 com o protestantismo evangelizador, mais conhecido como
movimento pentecostal, destacando-se neste contexto a igreja
evangélica Assembléia de Deus.
No
que concerne ao pentecostalismo, pode ser dividido em três fases
segundo diz Mariano
citado
por Etiane Caloy e Marionilde Dias:
“A chamada primeira onda ou
pentecostalismo clássico, que corresponde ao período situado entre
1910 e 1950. No Brasil, a primeira organização foi fundada por
missionários Italianos, a Congregação Cristã no Brasil (1910, em
São Paulo), imediatamente após, funda-se em 1911, a Assembléia de
Deus no Pará, por missionários suécos, que se expande em todo
território nacional.
A segunda onda ou pentecostalismo
neoclássico, que associou o dom de falar em línguas (glossolalia)
como sinal do batismo do Espírito Santo,à ‘cura divina’”.4
“Todos
ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras
línguas, conforme o Espírito os capacitava”. (Atos 2:4 NVI). No
Brasil, essa segunda fase se inicia com a chegada de dois
missionários norte-americanos, que em 1951 fundam a Igreja do
Evangelho Quadrangular, podemos destacar ainda a Igreja O Brasil para
Cristo (1955, São Paulo), a Deus é Amor (1962, São Paulo), e a
Casa de Benção (1964, Minas Gerais).
Por
fim temos a Terceira Onda, ou, Neopentecostalismo, que se inicia no
ano de 1977, com a fundação da Igreja Universal do Reino de Deus
por Edir Macedo, podemos destacar ainda a Igreja Internacional da
Graça de Deus (1980, Rio de Janeiro) fundada pelo cunhado do Edir
Macedo, Ronildo Ribeiro Soares, ou R.R. Soares como é conhecido, e
mais recentemente, a Igreja Mundial do Poder de Deus, (1998) fundada
pelo ex-bispo da IURD5
Valdemiro
Santiago. Essas igrejas caracterizam-se além do “falar em
línguas”, pelo exorcismo “Estes sinais acompanharão os que
crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas”.
(Evangelho de Marcos 16:17NVI) e pela teologia da prosperidade, que
tem origem nos Estados Unidos na década de 40, sendo reconhecida
como doutrina na década de 70, quando se difundiu pelo meio
evangélico, “possuía um forte cunho de auto-ajuda e valorização
do individuo, agregando crenças sobre cura, prosperidade e poder da
fé através da confição da ‘Palavra’6
em voz alta e ‘No Nome de Jesus’7
para recebimento das bençãos almejadas; por meio da confissão
positiva o cristão compreende que tem direito a tudo de bom e de
melhor que a vida pode oferecer: saúde perfeita, riqueza material,
poder para subjulgar Satanás, uma vida plena de felicidade e sem
problemas”.8
O
Protestantismo em Altaneira
Para
melhor situarmos a discussão, é preciso traçar alguns dados acerca
do município de Altaneira. Altaneira é um município que foi
emancipado no ano de 1958, município relativamente jovem, com
aproximadamente 6.486 habitantes segundo Censo IBGE de 2006, tendo
como principais atividades econômicas o comércio e a agricultura,
sendo que a prefeitura municipal é a principal empregadora. Tendo
como principais comemorações, a festa de Santa Tereza D’Ávila,
padroeira do município realizada em
Outubro
e as festividades acerca da emancipação municipal, realizadas em
Dezembro. Sendo sua população formada por maioria católica.
Neste
Artigo, analisaremos os fatores inerentes ao crescimento do movimento
protestante em Altaneira, trazendo para isso o surgimento das
primeiras igrejas evangélicas, através da análise de entrevistas
realizadas com lideres e membros de duas igrejas protestantes,
Assembléia de Deus ministério templo central, e a Igreja
Internacional da Graça de Deus. Altaneira conta hoje com seis
igrejas evangélicas, quais sejam: Congregação Cristã no Brasil,
Assembléia de Deus ministério templo central, Assembléia de Deus
ministério Madureira, Assembléia de Deus Impactando as Nações,
Igreja Internacional da Graça de Deus e a Igreja Batista Renovada.
Para
tal, escolhemos estudar duas das sieis igrejas protestantes
existentes em Altaneira, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Templo Central, e a Igreja Internacional da Graça de Deus.
A
escolha das duas igrejas supracitadas, para a análise se deu pelo
fato de que a Assembléia de Deus Templo Central foi a segunda igreja
evangélica do município e pelo fato de que a mesma encontra-se na
maioria dos municípios brasileiros, e é uma das primeiras igrejas
brasileiras de cunho pentecostal, já no que concerne à IIGD7
pertence
a onda de Igrejas neopentecostais, com exatos 30 anos de fundação e
com 5 anos em Altaneira, além das diferenças doutrinárias de ambas
e é claro porque são duas das igrejas que mais aparecem na mídia,
quais sejam:rádio, internet,mídia impressa e principalmente a
televisão.
Segundo
José Juciêr Bernardo9,
o movimento protestante “chegou” em Altaneira na década de 1980,
por conta disso, é que tomaremos o inicio da década de 1980 como
marco inicial desse artigo, até o ano de 2008, quando o
protestantismo altaneirense, mostrou um crescimento maior num pequeno
espaço de tempo, que vai de 2005 até
2008,
sendo que nos anos anteriores, o mesmo também avançava, mas em
ritmo muito mais lento. Ainda, segundo José Juciêr Bernardo, um
altaneirense que voltava de São Paulo, conhecido como “Ciço
crente”, que freqüentava a Igreja Congregação Crista no Brasil,
começou a fazer reuniões em algumas casas, utilizando ainda, alguns
prédios, posteriormente fundou a Igreja Congregação Cristã na
cidade de Altaneira, tornando-se esta a primeira Igreja Evangélica
no município, “primeiro veio esse rapaz, esse cidadão da Cristã
e ele era daqui, mas ele indo embora lá para onde ele foi, foi pra
São Paulo, lá ele conheceu o evangelho... então ele veio pra cá
com essa intenção de ser um cooperador e abrir um trabalho.”
Concomitantemente
a isso, outro homem vindo de São Paulo, começou também a fazer
reuniões nas casas de moradores do sitio Serra do Valério, zona
rural do município de Altaneira, que fica aproximadamente 6 Km da
sede deste mesmo município. Sendo este homem membro da Assembléia
de Deus templo central, e tio da primeira convertida da mesma
denominação a “irmã Marina”. No que confere à Assembléia de
Deus, a sua instalação oficial se deu através da vinda de pastores
das cidades circunvizinhas, principalmente Farias Brito e Nova
Olinda. Já no que diz respeito à Igreja Internacional da Graça de
Deus, ela chegou à Altaneira no ano de 2005, começando graças a
uma mulher que já freqüentava a mesma na cidade do Crato, sendo ela
Altaneirense, começou a fazer cultos em algumas residências,
surgindo posteriormente o interesse de “trazer” a Igreja da Graça
para Altaneira, a partir daí, a igreja foi instituída no município
acima referido, sendo que a mesma começou com 5 membros, todos
mulheres.
Lembrando
que é colocado aqui um pequeno histórico da Assembléia de Deus
Templo Central e da Igreja Internacional da Graça de Deus em
Altaneira, pois analisaremos a temática a partir dessas duas
denominações, como já foi citado anteriormente, pelo fato de que a
primeira delas, é uma das mais antigas do Brasil e do município a
que se refere a pesquisa, alem dela ser representante do movimento
pentecostal e se encontrar em quase todos os municípios brasileiros,
sem esquecer é claro de que ambas, utilizam muito da mídia em suas
diversas formas. A IIGD10
entra pelo fato dela ser uma igreja representante do movimento
neopentecostal, que
apresenta
um crescimento absurdo nos últimos 20 a 30 anos, soma-se a isso o
fato de que ela é um das igrejas que surgiram recentemente em
Altaneira, com apenas cinco anos de abertura e é uma das que mais
cresce no mesmo município, tendo hoje a média de 40 fiéis por
reunião.
Ao
vermos o histórico do movimento protestante em Altaneira, notamos
que ocorre que da mesma forma como no surgimento do movimento
pentecostal no Brasil, a primeira igreja em ambos os casos a surgir
foi a Congregação Cristã, após veio a Assembléia de Deus e
alguns anos depois surgiu a primeira igreja neopentecostal. Além
disso, nos chama atenção o fato de em Altaneira existem apenas
Igrejas de cunho pentecostal, não há igrejas históricas, sobre
isso assim discorre Regina Reyes Novaes “Os Pentecostais estão
sobretudo nas áreas mais pobres e nas cidades... Mas pode-se
observar a olho nu – e várias pesquisas confirmam – que é nas
áreas pobres que igrejas pentecostais se alastram”11.
Mas em uma cidade de pequeno porte, localizada no interior do ceará,
majoritariamente católica, o que levaria a uma conversão? O que
faria uma pessoa romper com a tradição religiosa e adentrar em uma
nova realidade religiosa?
Vejamos
o depoimento do pastor Luis Vieira: “O pessoal tão ficando
esclarecido, procurando assim ler a bíblia e a bíblia diz com mais
afinidade, e são os pastores que procuram cada vez mais mostrar o
conteúdo da bíblia sagrada que é a palavra de Deus.”12
Vemos,
através deste depoimento, que para este pastor, o crescimento de
evangélicos em Altaneira se dá a um “esclarecimento” por meio
da leitura bíblica, e da pregação dos pastores. Mas será que
apenas a revelação divina através da “palavra” de Deus, é o
motivo para a ascensão protestante, sobretudo
pentecostal?
Não seriam também fatores terrenos os responsáveis por esse
fenômeno? Será que também não fazem parte destas motivações
fatores sociais?
Esses
fatores sociais podem ser problemas pessoais, familiares e
financeiros. Dentro das entrevistas coletadas quatro delas nos chamam
atenção para cada um desses fatores citados. A entrevista realizada
com Brígida Sauana13
deixa claro
que
a mesma passou a procurar a igreja evangélica, por problemas em sua
família sobretudo a partir de um acidente no qual sua mãe
sobreviveu sem seqüelas, “O que me fez mudar...foi um acidente que
teve na minha família,...,ao minha mãe sofrer um acidente, a
conseqüência era ela ficar cheia de seqüelas, e ela saiu sem
nenhuma seqüela, isso me fez ver que isso é obra de um ser
sobrenatural.”14
Esse depoimento mostra que o acidente foi o gatilho para que ela
procurasse uma igreja evangélica, isso levanta outra questão, por
que ela procurou uma igreja evangélica e não a católica por
exemplo?
Outros
depoimentos que nos chama atenção é o de Severina Alencar Soares15
que falou do inicio da Igreja da Graça em Altaneira, citando que no
inicio a igreja supracitada era conhecida como a igreja das
“chifrudas”, pois no seu inicio era freqüentada por um pequeno
grupo de mulheres, que em sua maioria enfrentavam problemas no
casamento, e o depoimento do pastor Antonio Flavio Gomes Filho16
,
que afirma ter se convertido por causa de problemas financeiros, o
mesmo também afirmou que muitas pessoas procuram a igreja por
problemas com drogas, principalmente do álcool.
A
política entra nesse contexto, uma vez que Altaneira é uma cidade
de pequeno porte, com aproximadamente 6.486 habitantes, e a política
faz parte da vida do altaneirense, e quando nos refirimos a política,
fazemos alusão a política partidária, uma vez que a maioria dos
partidários da administração da época, são em sua grande maioria
católicos, o fato é que na sociedade altaneirense, coloca-se que a
Igreja da Graça, cresceu por questões políticas, pois para alguns
moradores, segundo a obreira Severina, colocam que as pessoas que
fazem parte da oposição política deixaram a igreja católica e
foram para a igreja citada anteriormente, sendo que a mesma, já foi
conhecida por igreja dos “pé-de-boi”17,
referencia à oposição política altaneirense.
No
tange a possíveis fatores intelectuais na conversão de fiéis,
estamos nos referindo ao método de interpretação, e porque não,
de pregação da bíblia, como pudemos ver no depoimento do pastor
Luis Vieira, ademais, devemos também levar em consideração, as
práticas e doutrinas dessas igrejas, o que nos leva a outros
questionamentos, como: Quais as práticas e doutrinas dessas igrejas?
E qual é o método de evangelização utilizado por elas? Será que
o fato de os lideres dessas igrejas se exporem na TV aberta reflete
no crescimento dessas igrejas? E é claro a questão central, por que
da adesão às igrejas evangélicas? O que elas oferecem?
Dentro
de uma temática tão densa como essa, outros tipos de
questionamentos podem ser feitos, essas problemáticas são a chave
para entendermos esse fenômeno religioso que mexe com as estruturas
sociais deste pequeno município, que reflete a tendência que ocorre
em todo Brasil, no que se trata deste assunto.
A
exposição midiática é sem duvida um dos fatores responsáveis
pelo crescimento do protestantismo de cunho pentecostal, “A
história do pentecostalismo no Brasil acompanha de perto a evolução
de nossas telecomunicações.”18
“Cultos, curas,
testemunhos,
pregações podem hoje ser acompanhados ao vivo.”19
Na realidade da pequena Altaneira, não é diferente, o principal
veiculo de comunicação local, a rádio comunitária também é
usada por pastores para “levar a palavra de Deus” aos ouvintes. A
mídia televisiva pode ser incluída nos fatores que levaram ao
aumento de protestantes em Altaneira, uma vez que as igrejas compram
horários em canais de TV aberta e inclusive algumas tendo seu
próprio canal, como é o caso da Igreja da Graça que tem um canal
chamado RIT TV, no qual exibe os cultos ao vivo da sede da igreja
localizada em São Paulo.
A
visibilidade social dos evangélicos também influi na conversão de
fiéis, ser aceito ou bem visto na sociedade é sem duvida um
atrativo “Desempregados em geral se valem de sua filiação
religiosa como um atributo positivo a mais na disputa por postos de
trabalho.”20
Nas palavras do Pr. Luis Vieira a forma como os altaneirenses vêem a
vida dos evangélicos influi na conversão de novos fiéis:
“Quando
aquela pessoa chega na igreja... vai ver o convívio social, vai ver
o convívio evangélico, que que vai fazer? Vai nascer uma união, e
os vizinhos começam a olhar e dizer assim: ‘olha fulano de tal era
assim, assim, assim e assim, mas agora ta indo pra igreja, tá sendo
uma benção.’ Procura e vai também.”21
A
partir do depoimento do pastor, vemos o quão importante para a
conversão de um fiel é o testemunho “Os ‘testemunhos’ são
muito importantes em seus cultos. Através deles os fiéis dão
publicamente a conhecer os problemas e as soluções encontradas para
questões pessoais e familiares, de ordem financeira, afetiva, de
saúde.”22.
Considerações
Finais
A
despeito da temática abordada, no que concerne ao protestantismo em
Altaneira, podemos identificar uma continuidade da história do
pentecostalismo no Brasil, não só pelo fato da ordem no qual foram
se instalando as igrejas, mas também pelo fato de que da mesma forma
como o movimento pentecostal surgiu nos Estados Unidos, e depois
chegou ao Brasil, em Altaneira, as igrejas surgiram graças a pessoas
vindas de outros estados, seja retornando à cidade natal, ou vindas
de outras naturalidades. Sem sombra de duvidas não podemos
identificar um fator exclusivo para este fenômeno, mas sim vários
fatores que culminam num mesmo desfecho.
São
os testemunhos, a forma da pregação, os métodos de evangelismo, ou
seja, levar adiante a “palavra de Deus”, seja através do rádio,
da televisão, da internet, que o movimento protestante –
pentecostal altaneirense tem se desenvolvido, isso não equivale a
dizer que este não possua nenhum vinculo com outros fatores de
origem econômico, sociopolítico.
Não
obstante, não estamos querendo afirmar que os fatos de cunho terreno
se sobressaiam aos religiosos, diante disto, queremos ainda expor que
entendemos o assunto em foco, como sendo um momento de interação e
troca de experiências entre as pessoas, pois a manifestação
evangélica em Altaneira não se dissocia da realidade pela qual as
pessoas estão inseridas.
Relação
dos entrevistados
Entrevistas
realizadas:
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus
José
Juciêr Bernardo. 43 anos. Presbítero;
Luis
Vieira Assunção. 42 anos. Pastor;
Maria
José Ferreira Lima (Tais). 17 anos. Membro;
Mozart
Peixoto Soares. 73 anos. Membro;
Igreja
Internacional da Graça de Deus
Antonio
Flávio Gomes Filho. 26 anos. Pastor;
Antonio
Pereira da Silva (Antonio de Kaci). 30 anos. Membro;
Brígida
Sauana Nogueira Rufino. 18 anos. Obreira;
Severina
Alencar Soares (Eliene). 47 anos. Obreira;
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Revista Brasileira de História. São Paulo, v22, nº 43, PP 85-105;
2002.
1
Artigo de conclusão do curso de
Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do
Cariri-URCA
2
Aluno Regularmente Matriculado
na Universidade Regional do Cariri – URCA, Cursando o VIII
Semestre do curso de História no período Noturno;
vfreirepereira@bol.com.br
4
SOUZA, Etiane Caloy Bovkalovski
de e MAGALHÃES, Marionilde Dias Brepohl. Os pentecostais: entre a
fé e a política. In: Revista Brasileira de História, v.22, nº43,
P.87.
7
No que se refere a isso,
os neopentecostais utilizam-se dessa passagem bíblica “E eu farei
o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no
filho.” (João 14:13 NVI), para justificar essa doutrina.
9
Presbítero da Igreja Assembléia
de Deus Templo Central
10
Igreja Internacional da Graça
de Deus
11
NOVAES, Regina Reis.
Pentecostalismo, política, mídia e favela. In VALLA, Victor
Vincent (Org).Religião e cultura popular. Rio de Janeiro: DP&A,
2001.
13
Brígida Sauana Nogueira Rufino
é obreira da Igreja Internacional da Graça de Deus.
17
Nomenclatura dada aos
partidários da oposição política em Altaneira.
18
NOVAES, Regina Reis.
Pentecostalismo, política, mídia e favela. In VALLA, Victor
Vincent (Org).Religião e cultura popular. Rio de Janeiro: DP&A,
2001.
22
NOVAES, Regina Reis.
Pentecostalismo, política, mídia e favela. In VALLA, Victor
Vincent (Org).Religião e cultura popular. Rio de Janeiro: DP&A,
2001.
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