quinta-feira, 3 de maio de 2018

Descoberta em antiga cidade israelita confirma o relato bíblico

Construção tem ligação com o reino de Davi

por Jarbas Aragão


Uma nova descoberta arqueológica está servindo como prova de que os relatos bíblicos sobre o rei Davi possuem um lastro histórico. Muitos arqueólogos e especialistas questionavam a existência do maior rei de Israel porque não havia “evidências” sobre o período em que ele governou.
“Até 25 anos atrás, ninguém duvidava que o rei Davi fosse uma figura histórica”, explica o professor Avraham Faust, diretor da escavação arqueológica. “Porém, nas últimas décadas a historicidade de Davi e, especialmente, o tamanho de seu reino, foram assuntos calorosamente debatidos”.
Uma descoberta recente poderá pôr fim a esses questionamentos. “A escavação em Tel ‘Eton, localizada na Judeia, a leste das colinas de Hebron, oferece indícios que a extensão do reino era maior do que alguns estudiosos acreditam”, insiste Faust.
As ruínas foram identificadas como a cidade cananeia de Eglom, que lutou contra Israel.
“Nós não encontramos nenhum artefato que dissesse Rei Davi ou Rei Salomão, é claro. Contudo, descobrimos no local sinais de uma transformação social pela qual a região passou, incluindo a construção de um grande edifício em um plano conhecido pelos arqueólogos como ‘a casa de quatro cômodos’ que era comum em Israel, mas que não existia em outro lugar … Já que a origem da mudança parece estar nas terras altas, e como ocorreu na época em que Davi teria vivido, a ligação é plausível”.
Todas as descobertas de Tel ‘Eton foram publicadas por Avraham Faust e Yair Sapir na revista científica Radiocarbon. Após testes de datação, identificaram que a estrutura é do século 10 a.C. Num futuro próximo, eles deverão revelar mais evidências sobre como o local se conecta com a história bíblica. Com informações Relevant e Breaking Israel News
Fonte: Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites