segunda-feira, 8 de junho de 2020

Blogueiros altaneirenses realizaram debate virtual


     O domingo foi histórico para os blogueiros de Altaneira que, nesta manhã, realizaram um debate de mais de duas horas em videoconferência, transmitido ao vivo pelo Facebook, onde avaliaram trajetórias, fizeram e ouviram críticas e comentaram o poder e a importância da comunicação.

Entre os assuntos mais comentados, questionou-se o comportamento dos blogueiros diante de questões político-partidárias; quais as responsabilidades dos comunicadores do público; como o blogueiro escolhe o que é ou não notícia; ser seria antiético um comunicador estar diretamente ligado a política; e como afastar o vírus antidemocrático das Fake News.

Sob mediação do vereador e professor Adeilton (Blog do Vereador Adeilton), o debate se dividiu em rodadas de perguntas entre os blogueiros e do público para um debatedor via comentários.

Participaram os blogueiros Júnior Carvalho (Blog A Pedreira), Ítalo Duarte (Blog Palavras do Itim), Vinícius Freire (Blog Ministério Nissí), Paulo Robson, (Blog Professor Paulo Robson), o Nicolau Neto (Blog Negro Nicolau) e Raimundo Soares Filho (Blog de Altaneira).

O Blog de Altaneira, pioneiro na cidade, foi elogiado como referência em assuntos pertinentes e credibilidade. Agradecendo a confiança do leitor, o blogueiro Soares enfatizou que a informação verdadeira e de qualidade é o que norteia o trabalho.

Aproveitou o momento para cobrar respostas da gestão municipal que, segundo disse, dificilmente responde os questionamentos lançados afirmando que uma das frases mais reproduzidas nas postagens de assuntos locais é que "Nenhum gestor municipal se manifestou até o fechamento dessa postagem”.

Nicolau Neto destacou que procura multiplicar vozes, disseminando conteúdo qualificado no tocante à política e Direitos Humanos. Questionado sobre silêncio em assuntos municipais polêmicos, rebateu: “nunca nos omitimos a criticar o governo municipal” e frisou que apenas noticia aquilo que considera interessante e que estaria para além da disputa de polos políticos.

Entusiasta da ciência e educação, o professor Paulo Robson enfatizou o potencial da  blogosfera como ferramenta de pesquisa, disseminação de conhecimento e aprendizado para a vida e para a educação formal. Para ele, esse tipo de comunicação fortalece o pensamento crítico centrado em fatos e análises.

Também participou o professor e líder religioso Vinícius Freire, que mantem o blog Ministério Nissí, voltado para assuntos religiosos e notícias do ministério local. O professor defende a separação entre igreja e política e é uma voz crítica ao presidente Jair Bolsonaro por criar uma falsa imagem messiânica de salvador, iludindo e ludibriando especialmente o nicho evangélico.

Ítalo Duarte, do Palavras do Itim, foi econômico nas palavras ao explicar como separa o trabalho de assessor de comunicação da Prefeitura de Altaneira das notícias que posta em seu blog pessoal. A pergunta foi feita pelo professor Vinícius ao levantar debate sobre parcialidade na divulgação ou não de notícias.

Logo em seguida Júnior Carvalho, do blog A Pedreira, conhecido por não ter meias-palavras, disparou “gosto de ser verdadeiro; meu blog é ‘politiqueiro’ (...) Podemos desagradar alguns, mas as matérias são verdadeiras”.

Já o vereador Professor Adeilton justificou que em virtude de assumir o comando do Legislativo Municipal tem postado poucos matérias no seu blog, mas também pesou na sua decisão o fato de que perdeu os seus colegas de bancada que saíram da oposição para a situação. O Blog do Vereador Adeilton era o principal de divulgação das atividades da oposição na gestão anterior.

O conteúdo na íntegra pode ser conferido no perfil da Rede Blogs de Altaneira no Facebook no seguinte endereço: https://www.facebook.com/RBAltaneira/videos/262543205083973/ 

Texto de Alana Soares                         Via Blog de Altaneira

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites