quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Arqueólogos encontram “Cristo, nascido de Maria” inscrito em antigo vale

 Inscrição de 1.500 anos foi encontrada no Vale de Jezreel.

Arqueólogos em escavação (Foto: Einat Ambar-Armon/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Arqueólogos israelenses encontraram uma inscrição de 1.500 anos, durante escavações do Vale de Jezreel, onde aparece uma citação a Jesus Cristo. A inscrição em grego foi encontrada em uma pedra que pode ser os restos de uma igreja.

A inscrição diz: “Cristo, nascido de Maria. Esta obra do bispo mais temente a Deus e piedoso [Theodo] sius e do miserável Th [omas] foi construída desde a fundação … Quem entra deve orar por eles.”

Inscrição “Jesus nasceu de Maria” (Foto: Tzachi Lang/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Segundo a Dra. Leah Di-Segni, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, a frase “Cristo nascido de Maria” era usada pelos cristãos da época para proteger contra o mau-olhado. O mau-olhado é uma antiga maldição originária da Grécia e de Roma que muitas culturas acreditam que causará infortúnio em indivíduos desavisados.

“A inscrição saúda os que entram e os abençoa. Portanto, é claro que o edifício é uma igreja, não um mosteiro: as igrejas saudavam os crentes na entrada, enquanto os mosteiros tendiam a não fazer isso”, explicou o Dr. Di-Segni.

Teodósio, a quem o texto se refere, foi um dos primeiros bispos cristãos. Os pesquisadores dizem que ele era o arcebispo regional da metrópole de Bet She’an, à qual pertencia et-Taiyiba.

“Esta é a primeira evidência da existência da igreja bizantina no vilarejo de et-Taiyiba e se soma a outras descobertas que atestam as atividades dos cristãos que viviam na região”, disse o Dr. Walid Atrash, da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Fonte: Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites