segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Igreja de 1.700 anos descoberta na Etiópia pode esclarecer expansão do cristianismo na região

A descoberta sugere que a nova religião se espalhou rapidamente.

Arqueólogos em sítio na Etiópia (Foto: Divulgação)
                               
Arqueólogos descobriram restos de uma basílica cristã de 1.700 anos na Etiópia e acreditam que com este achado será possível esclarecer como o cristianismo chegou à África subsaariana.
A basílica de estilo romano foi construída no século IV d.C. em Beta Samati, uma cidade antiga que já fez parte da civilização Aksumite.
A descoberta foi publicada na revista Antiguidade da Universidade de Cambridge, dizendo que eles encontraram um edifício de 60 pés de comprimento e 40 pés de largura remontam à época em que o cristianismo se tornou a religião oficial do império Aksumita.
Originalmente desenvolvida pelos romanos para fins administrativos, a igreja cristã mais antiga conhecida na África subsaariana provavelmente foi adotada pelos cristãos na época de Constantino para seus locais de culto.
Segundo o Smithsonian, a descoberta da igreja e seu conteúdo “confirmam a tradição etíope de que o cristianismo chegou cedo em uma área a cerca de 5.000 quilômetros de Roma”.
“A descoberta sugere que a nova religião se espalhou rapidamente através de redes comerciais de longa distância que ligavam o Mediterrâneo via Mar Vermelho à África e ao sul da Ásia, lançando uma nova luz sobre uma era significativa sobre a qual os historiadores sabem pouco”, acrescenta.
Embora o cristianismo tenha chegado ao Egito no século III, somente depois da legalização da observância cristã por Constantino que a igreja se expandiu amplamente em toda a Europa e no Oriente próximo, observa o Smithsonian. Graças à sua nova descoberta, os pesquisadores “agora podem se sentir mais confiantes em datar a chegada do cristianismo à Etiópia no mesmo período”.
Aaron Butts, professor de línguas semita e egípcia da Universidade Católica de Washington, DC, disse ao Smithsonian que este achado é “a evidência física mais antiga de uma igreja na Etiópia” e em toda a África subsaariana.
Michael Harrower, da Universidade Johns Hopkins, o arqueólogo que lidera a equipe, disse que, embora o império de Aksum fosse “uma das civilizações antigas mais influentes do mundo”, continua sendo um dos menos conhecidos”.“As escavações de Beta Samati ajudam a preencher lacunas importantes em nossa compreensão das antigas civilizações pré-Aksumite e Aksumite”, disse ele.
Artefatos seculares e religiosos foram descobertos dentro e ao redor da basílica, incluindo um anel de ouro, estatuetas de gado, cruzes, selos e fichas que provavelmente foram usadas para comércio e administração.
Os pesquisadores também descobriram um pingente de pedra esculpido com uma cruz e gravado com a antiga palavra etíope “venerável”, além de queimadores de incenso. Perto do muro da basílica oriental, a equipe encontrou uma inscrição pedindo “que Cristo seja favorável a nós”. A “mistura de tradições cristãs e pagãs” descoberta perto da basílica “mostra uma confusão complexa do comércio e da administração seculares… que merece uma investigação mais aprofundada”, disseram os pesquisadores.
Fonte: Gospel Prime

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Favorites