Projeto Águia nas Ruas busca conscientizar as pessoas em situação de risco
por Cristiano Medeiros
Família encena peças teatrais para moradores de rua em Belém |
A teóloga Márcia Sarah e seus dois filhos, há sete anos, encenam peças teatrais para moradores de rua, na praça do Operário, em Belém (PA). O projeto Teatro Águia nas Ruas busca conscientizar as pessoas em situação de risco com apresentações e garantir conforto e paz com a doação de alimentos e refeições.
A ação ocorre todas as noites de quinta as 19 horas. Enquanto tomam o sopão doado pelos integrantes do grupo cênico, os espectadores ouvem histórias que falam do dia a dia, de problemas relacionados a uso de drogas, violência e prostituição. O trabalho da família é voluntário e recebe ajuda de igrejas ou ONGs.
Lucas Sarah, fundador do grupo e filho de Márcia, afirmou que foi necessário usar algo que chocasse a realidade dos atendidos. O teatro foi a ferramenta utilizada para que eles pudessem observar suas vidas, e assim despertá-los. “Quando tivemos o desejo de fazer peças lá, queria que eles vissem tudo aquilo que pastores, padres e ONGs falam a eles, que aquilo não era vida, que o contato com as drogas poderia matá-los”.
Ele ainda comentou a emoção em encenar ao teatro. “Ao interpretar o papel de Jesus, fui abraçado por alguns deles pedindo a ajuda de Deus”.
Para Márcia a cidade só enxerga essa parcela da população pelo vidro do carro ou do ônibus, como se fossem pessoas distantes, fora da realidade de suas vidas. “Eles são muitos e estão em diversas praças, as pessoas passam perto deles, mas quando se aproximam, ficam em pânico e só faltam correr. Poucos vão lá levar uma palavra de esperança e de paz”, enfatizou.
Trabalho é recompensador
Quéren Sarah, a outra filha, disse que estava em um ônibus quando dois ambulantes a parabenizaram pelo trabalho. “Eles conversavam sobre em qual local utilizariam drogas ilícitas, quando um deles parou e disse: ‘Você não faz parte daquele grupo que apresenta peças que mostram toda a vida do cara no mundo do crime? Eu gosto de ver, paro para refletir em tudo que vocês apresentam’. Ouvir isso é a nossa recompensa”, destacou Quéren.
Irmão Soares, assim é conhecido o maranhense que morou desde os 10 anos de idade nas ruas de Belém. Hoje com 44 anos de idade, está casado e com três filhos. “Vivo de bicos, ando sempre com minha bicicleta e enxada, mas Deus mudou minha vida. As peças do águia ajudaram nessa transformação e sempre venho aqui na praça cantar e agradecer a Deus”, contou soares.
O grupo possui um canal no youtube com todas as peças e bastidores das ações: www.youtube.com/MinistérioÁguiaTeatroCristão. Fotos ou notícias do grupo estão disponíveis no blog: www.teatroaguia.blogspot.com.
Fonte: Gospel Prime
0 comentários:
Postar um comentário